Saiba o que voce precisa saber para doar os seus cabelos

quarta-feira, 16 de abril de 2014



Doação de Cabelos ajuda a aumentar a autoestima de pacientes que lutam contra tratamentos e sequelas de doenças e ainda traz satisfação pessoal de ajudar ao próximo

Doar parte dos fios de cabelo é um ato de carinho
O que são alguns centímetros de cabelo perto do bem que você pode fazer por outra pessoa? Além de ser um ato de carinho ao próximo, doar parte do cabelo pode trazer muito mais satisfação pessoal que ir a um salão de beleza e mudar o visual. Isso porque os fios entregues têm um destino muito nobre: são doados a mulheres, homens e crianças que perderam os cabelos por conta de doenças autoimunes ou tratamentos contra o câncer.

Este gesto de desapego e generosidade ajuda a aumentar consideravelmente a autoestima dos pacientes e a amenizar um pouco a dor do processo de tratamento. Se você pode fazer alguém mais feliz, por que não pensar em doar um pouco dos seus cabelos?

Autor de best-seller incentiva a doação de cabelo

Em todo o mundo, existem ações como a de John Green, o autor do best-seller “A Culpa é Das Estrelas”. O livro conta a história de Hazel, uma menina de 16 anos que é diagnosticada com câncer de tireóide e luta tanto pela sobrevivência, quanto para lidar com as transformações comuns a todo adolescente.  



Depois do sucesso mundial, o escritor criou uma página na internet para incentivar as pessoas a doar seus fios para entidades que cuidam de crianças com câncer. A atriz Shailenne Woodley, que faz o papel principal do filme adaptado, cortou seus longos cabelos lisos e os doou para uma entidade beneficente. 




Até cabelos com química podem ser doados

Não é preciso ir tão longe para ajudar. No Brasil, diversas ONGs e instituições ligadas a hospitais recebem doações de mechas para fabricar perucas. Em geral, o tamanho mínimo que pode ser doado a fim de dar forma a uma prótese é de quinze centímetros, mas as recomendações sobre a extensão e estado do cabelo depende da organização que irá receber e produzir as próteses.

O estado do cabelo também conta e quanto mais natural, melhor. Quem fez alisamentos, tinturas e outras químicas e, ainda assim tem o desejo de doar, não vale desanimar. Algumas ONGs aceitam esse tipo de mecha mesmo que exija um tratamento para que possa ser tecida e, enfim, dar forma às próteses capilares. Casos específicos, como o de cabelos descoloridos ou com dreads não são aceitos pois a fragilidade desses fios impede que sejam presos adequadamente à base da prótese.


Para doar, é preciso alguns cuidados no momento do corte
Independente de o processo ser feito em casa ou em um salão, é preciso ter alguns cuidados para evitar que os fios doados sejam rejeitados. O cuidado com a higiene das mechas é que elas devem ser guardadas em uma embalagem plástica hermeticamente fechada para evitar qualquer tipo de contaminação. 


Como faço para doar?

Para enviar para doação é necessário que estejam limpos e mesmo que úmidos, faça um rabo de cavalo prendendo firmemente em elástico embale num saco plástico e envie pelo correio.

Depois disso, é só entrar em contato comigo pelo e-mail ou Facebook que estarei arrecadando para a  instituição  e praticar um gesto simples de carinho, que renova o estilo e a força de vontade de quem precisa.


Roberto Aiabe / Tatiana Brogini

0 comentários:

Postar um comentário

 
Doação de Cabelos uma bela ação de solidariedade © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions